sábado, 16 de abril de 2011

Back office tem valor?

Olá a todos!

O aquecimento da economia tem proporcionado enormes desafios às empresas em termos de dimensionamento do tamanho do seu "Back office" sem o qual será impossível suportar adequadamente o seu crescimento.

Para aqueles que não estão familiarizados com a terminologia, transcrevo definições encontradas no site Wikipédia:

“'Back office' ou retaguarda esta associado aos departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantêm nenhum ou muito pouco contato com os clientes (King, 2000, p. 13).”

E mais: “o 'Back office' fornece o apoio ao 'Front office' e garante que as operações necessárias para a administração da empresa sejam realizadas (Reynolds, 2001, p. 5).”

Conclui-se em muitos casos que a qualidade do atendimento da sociedade empresária é medida pela eficiência de sua retaguarda.

Questiona-se: o mercado reconhece o valor dessa retaguarda??

Abraços

Roberto

4 comentários:

  1. Roberto
    Na minha opinião a valorização do Back Office tem muita relação com a mudança no perfil do CFO. Ao fazer entender que sua posição precisa ser mais estratégica do que só operacional o CFO esta fazendo com que a empresa enxergue que essa atividade (Back Office) não pode ficar relegada aos "bastidores". Muitas empresas passaram a denominar essa atividade com Suporte a Gestão e não mais como Back Office.

    Abraços,

    Fábio Celeguim

    ResponderExcluir
  2. Fábio
    Muito obrigado pela excelente intervenção!!
    De fato, o time responsável pelo "Suporte a Gestão" tem muito a agregar a operação.
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Marcelo R. N. Cerqueira27 de abril de 2011 18:33

    Prezado Roberto,

    Compartilho com a opinião do Fábio, a valorização da equipe de back office depende do perfil do CFO da Companhia. Eu nem chamaria de "Suporte a Gestão", eu a classifico como "Gestão" propriamente dita, pois a quem cabe a análise da performance da Companhia, avaliação e acompanhamento das suas estratégias, entre outros? Enfim, as responsabilidades da área de gestão vão além das operações simples de controle e registro. Quanto maior a importância dada a esta área, maior será a competitividade da Companhia, pois esta terá domínio sobre os seus processos, pontos fortes e fragilidades, como disse antes, isto é gestão.

    Abs,

    Marcelo Cerqueira

    ResponderExcluir
  4. Marcelo
    Agradeço a sua participação. Concordo com suas ponderações. A gestão participativa gera comprometimento de todo o time, o que certamente repercutirá no resultado da empresa.
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir