sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alinhamento estratégico!

Olá a todos!

Submeto à análise tema que me parece relevante para o desenvolvimento de nossas atividades: o alinhamento estratégico!

Sabe-se que os gurus de gestão defendem a importância do envolvimento de todas as pessoas que trabalham na organização na elaboração do planejamento estratégico visando à continuidade/desenvolvimento da empresa.

Nem sempre tal envolvimento se faz presente por conta da cultura extrativista existente em muitas corporações, razão pela qual a proatividade não é incentivada nem valorizada.

Resulta daí que as pessoas, os colaboradores se limitam a cumprir metas e responder de forma reativa às demandas internas.

Consequencia é que, dessa cultura corporativa não emergem vencedores.

Referido raciocínio é baseado no grande número de corporações que foram engolidas pelos concorrentes durantes os últimos tempos, a par das que se encontram em declínio após décadas de liderança no setor em que atuam.

Muitos executivos se esquecem da importância do papel de cada colaborador dentro dessa jornada que pode gerar benefícios para todos.

A pergunta é: as pessoas que trabalham na sua organização estão alinhadas e comprometidas com a estratégia de crescimento da companhia?

Um forte abraço!

Roberto

2 comentários:

  1. Roberto, muito pertinente essa matéria e você tocou no ponto crucial: as corporações que não integrarem todas as áreas correm o sério risco de perderem lugar no mercado. Não é à toa que o Planejamento Estratégico é matéria obrigatória nos bons cursos de hoje. Um abraço. Nadia Dantas Campos.

    ResponderExcluir
  2. Nadia
    Grato pela sua participação! O alinhamento e o comprometimento do time é a chave para o sucesso!
    Abs.

    ResponderExcluir