sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O negócio é ser sustentável!!

Olá a todos!!

O tema “sustentabilidade” tem provocado uma verdadeira revolução dentro das empresas, cujo conceito restou definido no Relatório Brundtland intitulado "Nosso Futuro Comum" transcrito a seguir:

"o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer as habilidades das gerações futuras em atender suas próprias necessidades."

Dito isso, as empresas necessitam identificar se o seu “DNA Corporativo” está alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável elaborado pela Comissão Mundial para o Meio-Ambiente e Desenvolvimento.

E as respostas podem ser encontrada em várias fontes.

A primeira delas é o conjunto de acionistas ou sócios, a que se seguem os administradores, CEO´s, CFO´s, Conselheiros e demais colaboradores!

Fica claro que o topo da pirâmide corporativa é o principal indicador para a identificação do “DNA Corporativo” da empresa.

Se o “DNA Corporativo” é voltado para a sustentabilidade, visa o futuro, o próximo passo é adotar boas ações que demonstrem o objetivo de permanecer no mercado e manter a qualidade dos produtos e serviços.

Vale destacar inúmeras empresas que adotam essas boas práticas: Philips, General Electric, Ericsson, dentre outras, que têm em comum, o respeito ao conceito de sustentabilidade que está impregnado em seu “DNA Corporativo”!!

Enfim, o negócio é ser sustentável!!

Um forte abraço e um excelente 2011 à todos!

Roberto

2 comentários:

  1. Roberto,
    Na minha opinião, a questão da sustentabilidade deve de fato ser tratada como um dos valores da empresa para que a mesma seja implementada de forma consistente e definitiva.
    Este é um caminho sem volta, pois não é possível alterar as leis naturais, entre elas a do Progresso.
    Parabéns pelo seu trabalho em 2010.
    Grande abraço e Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Tércio
    Grato pelas palavras de incentivo!
    Vamos trabalhar pelo progresso!
    Abs

    ResponderExcluir